Abel Sequeira Ferreira

Abel Sequeira Ferreira é membro da Direção e Diretor Executivo da AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado1, e membro do Conselho de Administração da federação europeia European Issuers2.

É também membro do Conselho Consultivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e, entre outras funções recentemente desempenhadas, foi membro da Comissão de Acompanhamento da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, e foi o único representante português na European IPO Task Force3.

A sua vasta experiência na área do mercado de capitais inclui o desempenho de cargos de Direção e de Administração na BVLP – Bolsa de Valores de Lisboa e Porto, na Euronext Lisbon, na Interbolsa, na FESE – Federation of European Stock Exchanges, e na ECSDA - European Central Securities Depositories Association.

Abel Sequeira Ferreira é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e encontra-se a desenvolver investigação de Doutoramento, na Universidade Católica Portuguesa, na área do Corporate Governance.

É advogado, e nas últimas duas décadas lecionou regularmente em cursos de licenciatura e de pós-graduação, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Universidade Nova, no Instituto Superior de Gestão e no INDEG-ISCTE, proferindo também com regularidade conferências sobre Governo das Sociedades em Portugal e no estrangeiro.

 

1A AEM representa o conjunto das sociedades cotadas no mercado português, incluindo as sociedades que integram o índice bolsista PSI-20 bem como um número significativo das restantes empresas cotadas em Portugal.

2A European Issuers é a entidade que representa as empresas emitentes no âmbito europeu, agregando representantes de 15 países, num total de 9.200 empresas emitentes e representando uma capitalização bolsista de cerca de 8.500 milhões de euros.

3 A European IPO Task Force é o Comité de Especialistas que teve como missão apresentar, à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, propostas de solução para os desafios a longo prazo que se colocam ao mercado de capitais na Europa, em especial em matéria de IPOs (Ofertas Públicas Iniciais).

 


CAM - Comissão de Acompanhamento e Monitorização

logo cam 400x87

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6.º andar
1250-147 Lisboa
Portugal

 

Contactos

Tel./Fax: (+351) 21 317 40 09

E-mails:
cam@cam.cgov.pt
ceam@cam.cgov.pt

Período de Funcionamento

Horário

10h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados