Institucional

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Abel Sequeira Ferreira é membro da Direção e Diretor Executivo da AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado1, e membro do Conselho de Administração da federação europeia European Issuers2.

É também membro do Conselho Consultivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e, entre outras funções recentemente desempenhadas, foi membro da Comissão de Acompanhamento da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, e foi o único representante português na European IPO Task Force3.

A sua vasta experiência na área do mercado de capitais inclui o desempenho de cargos de Direção e de Administração na BVLP – Bolsa de Valores de Lisboa e Porto, na Euronext Lisbon, na Interbolsa, na FESE – Federation of European Stock Exchanges, e na ECSDA - European Central Securities Depositories Association.

Abel Sequeira Ferreira é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e encontra-se a desenvolver investigação de Doutoramento, na Universidade Católica Portuguesa, na área do Corporate Governance.

É advogado, e nas últimas duas décadas lecionou regularmente em cursos de licenciatura e de pós-graduação, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Universidade Nova, no Instituto Superior de Gestão e no INDEG-ISCTE, proferindo também com regularidade conferências sobre Governo das Sociedades em Portugal e no estrangeiro.

 

1A AEM representa o conjunto das sociedades cotadas no mercado português, incluindo as sociedades que integram o índice bolsista PSI-20 bem como um número significativo das restantes empresas cotadas em Portugal.

2A European Issuers é a entidade que representa as empresas emitentes no âmbito europeu, agregando representantes de 15 países, num total de 9.200 empresas emitentes e representando uma capitalização bolsista de cerca de 8.500 milhões de euros.

3 A European IPO Task Force é o Comité de Especialistas que teve como missão apresentar, à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, propostas de solução para os desafios a longo prazo que se colocam ao mercado de capitais na Europa, em especial em matéria de IPOs (Ofertas Públicas Iniciais).

 


Dados Pessoais

Data de Nascimento: 29 de Novembro de 1950

Casado, 3 filhas

Formação Académica

Licenciatura em Finanças pelo ISCEF / ISE – Lisboa (1973)

MBA do INSEAD, Fontainebleau, França (1978)

Experiência Profissional

Iniciou a sua carreira profissional no ex-Secretariado Técnico da Presidência do Conselho/ Departamento de Planeamento (1971-1973) e em períodos distintos (1973-1974 e 1976-1977) trabalhou em vários organismos do Ministério da Indústria, nomeadamente no IAPMEI.

Cumpriu o serviço militar na Marinha de Guerra Portuguesa de 1974 a 1976.

Curta passagem pela Quimigal (1977), antes de ter ido para o INSEAD em Fontainebleau, França, onde fez o MBA (1977-1978). Regressado a Portugal foi Diretor Comercial da Tobom – empresa de processamento de carnes (1978-1979), e Adjunto e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes (1980-1981).

De 1981 a 1989 trabalhou no Citibank, em Espanha e em Portugal. Em Portugal foi responsável pelo sector financeiro, fez parte da equipa que negociou e preparou a abertura do banco em Portugal e, entre 1985 e 1989 foi Vice-presidente responsável pelo Departamento de Crédito e de Gestão de Risco.

De 1990 até 2014 trabalhou para a Egon Zehnder, tendo co-iniciado e co-liderado a sua introdução e desenvolvimento no mercado português. Em 1996 foi eleito Sócio da Egon Zehnder International e foi sócio-gerente do escritório em Portugal (2009-2011). Ao longo dos anos, exerceu a sua atividade numa grande variedade de contextos e projetos, no domínio da avaliação e selecção de executivos de alta direção, NEDs, estruturas organizacionais e consultoria a grandes grupos portugueses e internacionais. No quadro da estrutura internacional da Egon Zehnder, foi membro dos seguintes grupos internacionais: Serviços Financeiros, Consumer, Familly Business Advisory e Board Consulting

Funções recentes e actuais

Presidente da Comissão de Remunerações da Semapa e da Secil (desde 2006) e da Comissão de Vencimentos da The Navigator Company / ex Portucel (desde 2007).

Vogal da Comissão de Vencimentos dos CTT (2014-2015).

Administrador Não-Executivo da Gestmin SGPS (desde 2015).

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Gestmin SGPS (desde 2016)

Vogal da Comissão de Vencimentos do Conselho Geral e de Supervisão da EDP (desde 2015)

Presidente do Conselho de Remunerações e Previdência do Millennium BCP (2015-2018)

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Zurich-Companhia de Seguros Vida, SA. (desde 2017)

Membro do Conselho Fiscal da Mello Gere (desde 2018)


Dados Pessoais

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Licenciado em Direito, Mestre (dissertação intitulada: Função e funcionamento do conselho de administração da sociedade anónima) e Doutor (dissertação intitulada: Voto e corporate governance — um novo paradigma para a sociedade anónima) em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Foi Coordenador do Mestrado em Direito e Sub-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

É advogado, desde 1992, atualmente com a inscrição suspensa a seu pedido, atuando também como árbitro e jurisconsulto.

Integra o corpo docente de diversos cursos de pós-graduação e participou em dezenas de júris de provas de mestrado e de doutoramento na área de direito comercial, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa.

Preside à mesa da assembleia geral de várias sociedades comerciais, sendo também administrador não executivo do EuroBic.


Sobre a CAM

A CAM – Comissão de Acompanhamento e Monitorização resulta do compromisso assumido pelo IPCG de criar um sistema que permita a divulgação do Código de Governo das Sociedades junto de todos os agentes relevantes do mercado de capitais nacionais e internacionais, o acompanhamento dos trabalhos de monitorização, incluindo a elaboração do correspondente Relatório Anual, bem como a preparação de trabalhos futuros de revisão, em face da realidade apurada na monitorização, alterações na lei e a dinâmica internacional de evolução das melhores práticas de governo societário.

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